segunda-feira, 30 de junho de 2014

Quem é Israel de Oliveira?

Há um tempo atrás, fiz um post desse aqui no blog falando do talentosíssimo Philipe Thayslon. Como eu vi que o pessoal gostou do estilo, resolvi fazer um novo post, mas agora pra falar de outra pessoa incrivelmente talentosa.


O convidado da vez do "Um Favo de Garota" é o meu amigo Israel de Oliveira. 




Israel tem 25 anos, nasceu aqui em Juazeiro do Norte, mas morou boa parte da sua infância em Guarulhos- SP. Veio pra cá e diz que "Juazeiro mostrou-se um lugar muito mais acolhedor, além de melhor de se viver em muitos aspectos.Israel estuda Design de Produto na UFCA e gosta de organizar eventos de cultura pop na região.

Papo com Israel:

Por que escolheu seu curso? 
Design era algo legal pra mim. Não deixava de ser arte e tem seu lado utilitário. Cheguei a tentar Letras. Também cursei Artes Visuais na URCA por um bom tempo. Acabou que as Artes não foram bem aquilo que eu procurava pra mim. Entrei lá querendo fazer quadrinhos e tinha muitos amigos que tinham essa mesma vontade. Mas, com o passar do tempo, esse pessoal foi se encontrando dentro do curso, enquanto eu preservei esse mesmo sonho. Acabei desmotivando e arregando do curso. Meu negócio é só HQ, mesmo. Mas Artes Visuais me foi muito útil, claro. Muitos conceitos que aprendi lá dentro eu adoto até hoje. Caso não consiga mais seguir carreira nos quadrinhos e na ilustração, será no design, mesmo!


De onde surgiu a paixão por arte? 
Eu era uma criança da década de 1990 e, como muitos, fui criado na frente da TV e dos vídeo games. Minha principal influência a iniciar nos desenhos foi Cavaleiros do Zodíaco (que passava na finada Rede Manchete). A história é um pouco curiosa, porque eu era um guri gordinho e os outros moleques não queriam brincar comigo. Quando descobriram que eu desenhava (nessa época eu tinha uns 6 anos) mudaram o tratamento comigo da água pro vinho (risos).

Você vive da sua arte? 
Ainda não. Trabalho com free lances na área de design e, quando aparece, faço algumas encomendas de ilustração, mas nada grande, ainda. Atualmente tenho feito trabalhos mais regulares com a Editora Jambô, onde ando ilustrando o cenário de RPG de Brigada Ligeira Estelar, para 3D&T e estamos com muitas expectativas pra esse projeto!

O que acha que falta nos artistas locais? 
Acredito que muitas coisas. Dentre elas, falta os artistas se mostrarem mais, e não se mostrarem somente aos amigos. A arte é composta por um tripé: Arte, artista e público. Sem um desses, não existe arte. Um artista é uma pessoa pública e o público DEVE conhecer o seu trabalho. Outro ponto é o incentivo a esses artistas. E em todas as linguagens, desde as artes visuais, passando pelo teatro, música, quadrinhos... O público deve conhecer, prestigiar e incentivar o artista local!


Planos pro futuro? 
Muitos! Desde alguns projetos que estão em andamento (mas que não posso falar agora), até alguns mais audaciosos a longo prazo (risos). Posso dizer que planejo algo relevante para o cenário e estou bem esperançoso com o que tenho aqui. E, claro, ainda planejo ter uma obra minha adaptada em Hollywood, por que não (risos)? 


O primeiro trabalho profissional do moço é "Laila", para a campanha "Sou Travesti, tenho direito de ser quem eu sou!", encomendado pela GALOSC(Grupo de Apoio à Livre Orientação Sexual do Cariri).




Jefferson Lima Pontes (arte final e desenhos); João Eudes Ribeiro Machado Filho (cenários); Tony Paixão (roteiro, cores e tratamento digital); Fábio Tavares (assistente), Anderson Cruz (assistente); Israel de Oliveira (desenhos, storyboard e tratamento digital) e Concepção de Fábio Rodrigues (professor e diretor do Centro de Artes da URCA -- Universidade Regional do Cariri).

Pra quem conhecer a história de Laila é só clicar aqui!


Ah, e com exclusividade eu trago pra vocês um trabalho incrivel feito pelo Israel que ficou no top 12 do Brazil Manga Awards. 


"Nuvens de Verão", com roteiro de Charles Lindberg.




Outro trabalho incrível é esse retrato da Sedição de Juazeiro. 


Nanquim e colorização digital


O trabalho do moço é feito todo em cima de quadrinhos. Mas quem tiver interesse pode encomendar as ilustrações incríveis que ele faz. A exemplo disso eu trago a arte que eu mais adoro. A moça do retrato é a Lyly Hélen que teve sua beleza eternizada nas mãos de Israel.

Incrível né?


Já essas duas, são fanarts feitos digitalmente no Manga Studio 5.


Powergirl <3


E aí galera? Gostaram do trabalho do moço?

5 comentários:

  1. Como faz cenários bem feitos e colocar efeitos no mangá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os cenários são basicamente prática em perspectiva, amiguinho. :)
      Os efeitos são feitos no Manga Studio 5, mesmo.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, tem outro mangá dele tambem, sobre a Sedição de Juazeiro, não só um quadro mas uma resvistinha de volume unico tambem, encomendado pela propria prefeitura de Juazeiro do Norte, segue o link aqui do G1 sobre o assunto.

    http://g1.globo.com/ceara/noticia/2012/04/fas-de-quadrinhos-produzem-manga-inspirado-em-padre-cicero-no-ceara.html

    ResponderExcluir

Comente à vontade!