terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Resenha: Trilogia Jogos Vorazes

Essa resenha que eu vou fazer foi iniciada há meses quando eu li o primeiro livro da trilogia jogos vorazes da Suzanne Collins.  A resenha do segundo e do terceiro livro eu fiz imediatamente após ter terminado de ler cada um, eu não queria perder muito tempo tentando lembrar de detalhes que considerava importante. O que escrevi retratava exatamente o que eu sentia em relação ao livro e deve ser lido apenas por quem já leu a trilogia. Não só por apresentar inúmeros spoilers, mas por que eu não explico a história, nem sequer forneço uma sinopse sobre ela, apenas falo os motivos da minha imensa decepção com a leitura.

Jogos vorazes

Antes de iniciar a leitura, eu fiquei realmente ansiosa com tudo o que já tinha ouvido falar e confesso que assisti o filme antes de ler o livro, o que me fez aumentar ainda mais a vontade ler o livro. Eu achava que o filme deixava muito a desejar e imaginava que o livro seria mais interessante.
Em comparação ao filme sim, foi, mas quando comparo com todas as criticas que tinha lido, ele me decepcionou um pouco. Em poucas palavras eu diria que eu o odiei. Não de forma geral é claro, mas a parte em que a protagonista começa como uma heroína, se oferecendo para ir ao campo de batalha no lugar da irmã e depois vira uma vaca que só quer usar um jovem apaixonado por ela pra conseguir sobreviver na arena. Processem-me, mas eu odeio Katniss Everdeen. Nada nela parece autêntico, é como se a personagem tivesse sido criado apenas para que os personagens secundários se sobressaíssem.
E é exatamente essa a mágica desse primeiro livro. Todos os outros personagens conseguem ser interessantes. Eu não teria como falar de todos mas um em especial me fez continuar com a leitura. Peeta consegue durante a história inteira ser calmo, agradável e extremamente inteligente. Cada vez que ele aparece, você quase consegue sentir as engrenagens se movimentando em sua cabeça, de forma bem devagar é verdade, mas elas funcionam.
O livro parece que foi feito para que você tivesse certeza de que nenhum personagem está se mostrando 100%. Gostaria mesmo de parabenizar a autora por isso. O enredo é interessante e mostra uma realidade que se mistura com a nossa cada vez mais, infelizmente as pessoas preferem discutir sobre o triangulo amoroso sem graça de Katniss, Peeta e Gale do que analisar toda a crítica feita ao governo e a posição das pessoas em relação a tudo isso.
Esse primeiro livro conseguiu o que normalmente é esperado: chamar a atenção. Acho que se a ideia era fazer as pessoas se interessarem pela leitura, a missão foi concluída. O livro todo parece uma preparação pra algo muito melhor que infelizmente não parece estar visível em nada nesse começo. Mas isto não é algo que qualquer pessoa perceberia. Se alguém parasse de ler agora no primeiro livro, é como se a historia tivesse mesmo chegado ao fim. Eles ganharam os Jogos Vorazes, revolucionaram a história dos jogos com a ideia de dois vencedores em vez de um, mas nada aconteceu. Eles voltaram pra casa. O jogo acabou.


Em Chamas

Eu devorei esse livro mais rápido do que imaginei que faria. Depois da decepção do primeiro eu demorei meses a iniciar em chamas, mas confesso estar satisfeita por ter feito isso. Não mudei muito minha opinião sobre Katniss, em vez de um vaca, ela se tornou um pequeno ratinho no laboratório. Mesmo antes de descobrir ao final do livro que tudo o que ela sabia sobre as revoltas era menos de 5% do que realmente estava acontecendo, Katniss já parecia perdida, desnorteada, desorientada e com um cérebro levemente danificado por não perceber certas coisas óbvias. Minha frustração é maior por que em todos os momentos, Katniss não apresenta traços de grande inteligência, simpatia e nem mesmo se mostra a personalidade de mocinho sarcástico/ irônico ou passivo/meticuloso que muitas vezes os autores se utilizam pra justificar atitudes que costumamos chamar de “sem sentido”. Katniss simplesmente abusa do poder de se apresentar abobada e desesperada. Que heroína é essa que não consegue tomar decisões baseadas em desejos reais, mas na verdade só age impulsionada por uma ação ou pressão gerada por outro personagem?
Até a irmã mais nova de Katniss consegue apresentar uma personalidade mais forte e mais decidida e claramente podemos ver seu amadurecimento através da história. Nesse segundo livro por algumas vezes eu quase consegui gostar de Katniss quando ela quase se tornou uma personagem decidida... Pelo menos até o momento em que ela cai na duvida e deixa de agir por suas próprias vontades. A personagem é manipulada por praticamente todo mundo, até por Peeta.
U estava realmente empolgada pra começar a falar dele. Estou ainda mais apaixonada pelo loiro inteligente que consegue não só conquistar as pessoas com suas palavras e ações como ser agradável até quando ele é rude. A participação dele foi um pouco ofuscada pela de outros personagens que se sobressaíram nesse segundo livro, mas cada vez que ele aparecia, a sensação que eu tinha é que nada podia dar errado e se desse, ele teria um jeito de consertar as coisas.
Preciso também dar um alô pra autora que conseguiu inserir de forma sutil e eficaz cada coadjuvante fazendo as pequenas participações se tornarem incríveis. Haymitch está ganhando espaço e a cada palavra lida eu percebo que ela tem uma historia muito mais incrível do que já foi apresentada.

A esperança

Mencionei algumas vezes que odiei essa trilogia, mas acho que odiei o ultimo livro infinitas vezes mais que os outros dois. Não entendo como alguém pode ser tão cega em praticamente todas as suas atitudes e não ter feito a coisa mais sensata: se matar. Katniss parece que estava tentando prolongar todo sofrimento vivido pelas pessoas a sua volta, em especial a de Peeta. O livro é extremamente confuso, como se a história fosse bem curta e trechos desnecessários tivessem sido introduzidos pra fazer volume. Haymitch está infinitamente mais sensato neste ultimo livro e a forma como ele age, finalmente o retrata como ele é de verdade: um mentor. Gale parece que está lá só pra confundir a cabeça de katniss, por que sinceramente não acho as participações dele muito significativas e Outros personagens conseguiram trazer um brilho especial à história. Estou falando especificamente de Johanna e de Finnick que tornaram a realidade dos Hunter Games mais cruel.
Eu estou tentando até agora entender o que Katniss estava fazendo com Peeta, eu realmente torcia por eles no começo do primeiro livro e esperava que uma hora ela deixasse de ser uma vaca e o tratasse como ele merece, se apaixonando por ele, tornando tudo imensamente mais fácil, mas em vez disso, a história dos dois e em especial o sofrimento de Peeta se arrastou até o terceiro livro quando Katniss percebeu que morreria sozinha na sua antiga casa no 12. Resolvendo então aceitar Peeta como um consolo já que Gale não estava mais ali.
Durante todo esse terceiro livro Peeta foi torturado no Capitol, torturado no 13 e depois torturado em batalha quando precisou acompanhar os rebeldes na invasão ao capitol, foi torturado nos meses que se passaram na tentativa de faze-lo ter uma vida normal de novo e ainda quando voltou ao 12 e reencontrou Katniss que tava meio doidinha. O tempo foi passado e ele novamente foi iludido pela vaca, fazendo ressurgir aquele amor que ele sentia. Não, eu não acredito quando ela disse que o que sentia por ele foi real. Katniss nem em um milhão de anos merecia a pessoa maravilhosa que Peeta foi em todos os três livros.


Uma coisa que eu esqueci de falar sobre os livros é que eu não sei bem explicar como ou por que mas parece que as partes de ação ocorrem como se fosse uma gravação. É difícil de entender, mas durante a leitura, você não sente a tensão de “a guerra esta começando”. Quando você percebe, pessoas estão morrendo, há chamas, tiro, bombas e depois tudo acaba. Faltou arrepiar os braços nessas partes. Pra mim foi um fiasco total.



Sei que muita gente discordará de mim, inclusive em leitura com amigos eu percebi o desacordo deles, mas eu não menti. Minha opinião é essa e todo o burburinho sobre o livro deveria ser sobre quão revoltante ele é com suas partes desconexas e sua protagonista acerebrada. 

10 comentários:

  1. Tô no primeiro ainda. heheheheh
    é que recém peguei para ler.
    bjuuu
    #bloglindo
    http://apartirdos23.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. aiiiiiiiii amo esses livros, tenho ate um poster do em chamas, mais ainda to lendo o jogos vorazes kkkk

    FB
    coisas-de-menin4s.blogspot.com
    segui liinda, sdv?:

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha
    bjs
    FB
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amo a trilogia <3 meu preferido é em chamas
    Beijos, Thaynara
    http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/
    FB

    ResponderExcluir
  5. Nossa que resenha interessante, eu confesso que ainda não li nenhuma resenha negativa sobre essa série. Bom , na verdade, eu ainda não li nenhum livro, motivo: eu vi o filme primeiro. !!! E o que tem isso? eu raramente leio o livro depois que vejo o filme, porque sempre me decepciono com o livro. Então, prefiro ler o livro e depois ver o filme.

    O único que eu consegui ler foi a saga Crepúsculo, eu vi o filme primeiro, mas mesmo assim não gostei do livro, mas consegui gostar dos outros. E a Saga Jogos Vorazes, ainda não me conquistou para ler os livros. Eu amei o filme, acho que deu bastante importância ao assunto "sociedade" e não focou muito no triângulo. Mas creio que não irei ler os livros.

    Bjkas e gostei da sua sinceridade da leitura, eu creio que também não iria gostar se lesse os livros do Jogos Vorazes.

    FB
    Marina Bartholi
    http://afinsdaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Nunca tinha lido uma resenha negativa de HG, diferente de vc gostei do livro, mas concordo plenamente que a Katniss é uma vaca e não merecia o Peeta, larguei a trilogia varias vezes por causa dela.
    Diferente de vc gostei mto do A Esperança, mas não consigo me lembrar do enredo, mas o que me fez gostar desse livro foi a sensação que tive durante a leitura e (depois da pág 50) foi o que eu devorei mais rápido.
    Esse é um daqueles livros de personagens secundários, o núcleo principal de romante é um dos mais desinteressantes de todos, eu gostei muito dos filmes, principalmente por ele mostrar muito mais a dinâmica do mundo e não se fixar na Katniss.
    Excelente resenha como sempre
    FB - commuitochocolate.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, eu vi os filmes, mas nunca li os livros :( os detalhes devem ser melhores que nos filmes, como todo livro que vira filme, mas não sou muito fã da história.
    Beijos ;*

    http://girlbeinggeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. (FB)
    Gostei de você ter expressado uma opinião tão diferente do que tem hoje em dia, eu tive uma opinião diferente da sua e ainda não li o último livro, mas essa trilogia é a minha predileta de todas.
    Até mais.

    http://umapaginaporvez.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu amo essa trilogia, e só concordo com você no quesito triangulo amoroso desnecessário (acho que só teve pra vender mais) porem tirando isso os livros são muito bons até entenderia você achar a Katniss um personagem superficial se você só tivesse visto o filme, mas lendo o livro você entende ela, pelo menos eu entendi. E quanto a ela terminar com o Peeta acho que você se deixou ser cegada pelo seu ódio pelo livro e não leu, porque desde o segundo quando ela surta porque ele quase morreu percebemos que ela realmente ama ele e não o Gale, então ela jamais ficaria com o Gale mesmo que o Peeta tivesse morrido na capital. Mas como opinião cada um tem a sua, respeito você não ter gostado dos livros, apesar de não entender...

    Beijos
    FB
    http://desaparicoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou no fim de A Esperança e cara... Eu adoro a Kat <3 Mais eu respeito a sua opinião, assim como eu já odiei vários protagonistas bobos. Eu adoro o Gale, então eu sofro com o triangulo, mais é realmente bem franco pois venha cá, todos sabemos que a Kat fica com o Peeta, não precisa nem ler para saber disso.
    Adoro os livros e está sendo minha Trilogia predileta até agora. E eu achei ele tão bom quanto as pessoas falam

    Beijos FB http://www.giulliaventurini.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente à vontade!