terça-feira, 1 de novembro de 2016

Aprendi desde cedo...


Minha mãe me ensinou cedo a trabalhar, me ensinou a cuidar da casa me fazendo observar como ela fazia e brigava comigo quando eu fazia errado, a proposta era acertar de primeira. Fui aprendendo a fazer as coisas sozinha, a não precisar de homem e nem de mão de obra terceirizada.

Aprendi a cozinhar fazendo minha própria comida, aprendi a andar só por que eu não tinha sempre alguém comigo me ensinando o caminho certo. Me perdi algumas vezes, mas aprendi cedo que perguntar não faz vergonha e é melhor falar com um estranho uma vez e encontrar o caminho, do que encontrar mil estranhos por ter tomado o caminho errado.

Aprendi que se eu me perdesse, chorar não adiantaria, então eu tinha que encontrar meu caminho pra poder chorar em casa.

Aprendi muito cedo a fazer as coisas bem feitas, por que vocês sabem né? O preguiçoso trabalha por dois, e tempo é precioso demais pra ficar repetindo um trabalho que poderia ter sido finalizado na primeira vez.

Aprendi a procurar as coisas que mais me agradassem, e encontrar desculpas que podem nos salvar de grandes enrrascadas, mas também fui criada pela mulher mais braba e impaciente que já conheci, então adular e ser paciente não são virtudes minhas.

Aprendi a respeitar os mais velhos e saber conviver com os mais novos, por que a experiência é um dom para poucos mas a capacidade pde aprender a cada dia é dominado por um grupo ainda menor de pessoas.

Aprendi a gostar de um trabalho ruim por que é ele que me alimenta, mas aprendi a não me acomodar demais por que meu futuro é promissor, minha mãe sempre me disse isso.

Aprendi a levantar a cabeça na hora certa e nunca baixá-la totalmente.

O que eu nunca aprendi de verdade foi como um dia eu teria que reaprender tudo isso só que sozinha. Fui bem criada demais e estava acostumada a ter uma pessoa sempre do meu lado, e no dia que isso me foi tirado eu perdi o chão.

E mesmo depois de alguns meses eu aprendi que é possível ser feliz na dor, e é possível encontrar novos caminhos e que se o meu mundo cair, eu vou reconstruir ele por que eu fui bem criada.

Obrigada Mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade!