quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Resenha: A Única Revolução possível é dentro de nós- Mahatma Gandhi




Li esse livro mais por curiosidade já que nunca tinha ouvido falar dele. São apenas 26 páginas e traz algumas frases ditas por Gandhi.
O livro é na verdade um compilado de pensamentos de um homem apaixonado pelo seu deus, buscando da forma mais pura(de acordo com sua crença), mudar e libertar uma Índia das pressões existentes.
E ele me abriu a mente pra uma discussão antiga sobre religião. Quem me conhece sabe que não tenho uma em específico, mas gosto de discutir com pessoas que estão abertas a fazê-lo de forma a falar e a ouvir.
Eu particularmente iniciei o livro cheio de pré-conceitos sobre o autor. Imaginei-o como muitos que se usam da religião para conseguir crescer e principalmente lucrar. Mas comecei a gostar no momento em que percebi que Gandhi, diferente de muitos realmente buscava toda a libertação do mal das coisas palpáveis e buscava a aproximação com o lado humano mais puro, em sua forma espiritual. Até a morte, era vista como um estado de libertação do invólucro de carne.
Confesso que ainda não gosto de muitos trechos que li, sobre toda a coisa de sacrifício e Deus, mas acredito que se pelo menos 50% das pessoas que se dizem fies a Deus(independente da religião) realmente pensasse como Gandhi, o mundo seria bem melhor.
Após algumas pesquisas eu passei a Admirá-lo mais pelo seu trabalho por que apesar de defender veemente seus dogmas religiosos, Gandhi sabia respeitar a opinião dos outros. O que lembra muitas pessoas que acreditam estar mais próximas de Deus e buscam a todo custo “empurrar” suas aspirações religiosas(passadas pelo seus líderes em suas respectivas crenças) goela abaixo das outras pessoas, e ainda se sentem ofendidas quando não concordamos com suas práticas. Posso estar puxando um pouco para minhas experiências pessoais, mas conheço inúmeras pessoas que relatam sofrerem do mesmo tipo de abuso.

 “A regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em considerá-lo integralmente como a família humana. Quem faz distinção entre os fiéis da própria religião e os de outra, deseduca os membros de sua religião e abre caminho para o abandono, a irreligião.”

Pra mim, um dos trechos mais verdadeiros e significativos é este abaixo, que fala sobre a necessidade de conhecimento. Concordo que só através dele é possível alcançar níveis mais altos de paz, mas discordo quando o conhecimento é passado de forma a induzi-lo por determinado caminho. Este deve servir como guia para que o cérebro estabeleça qual a verdade que o indivíduo considera e acredita. A existência ou não de um ser superior ou a influência deste sobre as pessoas é o tipo de assunto que não deveria ser discutido sem que ambas as partes concordassem em ao menos considerar os pensamentos do outro.

“Não pode haver nenhuma paz interior sem verdadeiro conhecimento.”

Sei que tudo ficou um pouco confuso e realmente gostaria de ter sido mais clara, mas infelizmente é raro encontrarmos pessoas que possam realmente discutir sobre Deus e religião sem que estas queiram a todo custo nos fazer acreditar em suas “verdades”.

17 comentários:

  1. oi muito legal sua resenha,não li esse livro ainda, ando sem tempo para uma boa leitura e me devo isso.
    Te aguardo no meu blog .Tania

    ResponderExcluir
  2. ooi, nunca tinha ouvido falar tb, muito boa a resenha.
    sucesso pro seu blog ;*

    #bloglindo
    Mamãe e Bebê ' ♥

    ResponderExcluir
  3. Vou te dizer que não curto muito livro curto não, prefiro um com histórias longas, que seja bem envolvente.. Mas refletir com o pensamento de outras pessoas também é bacana de vez em quando! #bloglindo
    www.papocomamigas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Falar de religião é muito complicado, pois tem muita gente querendo enfiar em você verdades que elas acreditam. creio que há diversas religião devido a isso pessoas que não aceitam as regras de uma tal religião e criam outra. sou confusa pra escrever, percebe né. Mas sou católica e respeito as outras. Paz e bem. bjs
    FB
    www.andreiaprazeresbordado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Admiro, mas não sei se eu leria o livro não sei la acho meio complicado
    #bloglindo

    http://altoseebaixos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Admiro muito ele, acho que foi um grande homem, dono de uma paz e sabedoria sem tamanho. Mas confesso que talvez não conseguisse ler o livro.
    #bloglindo

    http://ihurricanestars.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito difícil falar de religião. Essa semana jogaram "pedra em mim" por causa de minha. Fiquei calada. Respeito todas as religiões, cada um tem a sua. Me interessei pelo livro. Gandhi foi um grande homem!!!
    Beijos!!!
    FB - http://renatagrisi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi! Já estou seguindo! Rsrsrs
    Beijos
    #bloglindo
    http://sofiamodaemake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha, ainda não li esse livro, mas parece ser bem interessante! Beijos, Érika *-*

    #bloglindo
    Quero ser Alice
    www.queroseralice.com.br

    ResponderExcluir
  10. muito boa resenha,gostei!Mas é muito dificil discutir religiao,cada um tem sua opiniao.O que significa bloglindo q todo mundo ta colocando é algum codigo daquela lista q tinhamos q seguir?
    bjos..
    www.mulherunika.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei flor!
    Seu blog é mto legal!
    Sucesso!
    estou seguindo!
    www.mundo-d-moda.com

    ResponderExcluir
  12. Me interessei pelo livro, admiro Gandhi.. Concordo com vc, religião é difícil de discutir porque algumas pessoas realmente querem que todos concordem com ela e acredite nas mesmas coisas que ela.. por isso raramente falo sobre religião..
    Bjs!

    FB
    Amanda Bistafa
    http://marcasindeleveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar nesse livro.
    Mas parece ser bem interessante!
    São poucas páginas, leria em uma semana provavelmente rs
    Ótima resenha!
    FB Depois dos Dezoito

    ResponderExcluir
  14. resenha muito bem feita pois me deu vontade de ler o livro bjs

    FB www.bonitasnareal.net seguindo o blog e curti a pagina

    ResponderExcluir
  15. Carla, pelo pouquinho e bote inho nisso, q sei de Gandhi, ele praticou e foi exemplo de amor maior ao próximo, que é o respeito (ele não fazia e não tinha a necessidade de fazer com q o outro seguisse a religião dele, ou seja, ele não tinha egoísmo) e gratidão, sentimentos puros e únicos, obrigada pela resenha!
    FB

    ResponderExcluir
  16. Adoro as histórias de gandhi, vc já filme sobre ele, se vc não viu aconselho é ótimo.
    fb
    nerdevaidosa.com

    ResponderExcluir

Comente à vontade!