domingo, 7 de janeiro de 2018

Metas para 2018

Eu estabeleci 15 metas pra 2018. Não vou dizer quais são elas, pelo menos não todas, e o motivo é a minha minha primeira meta de 2018, que é “Não contar meus planos antes que eles se realizem (ou estejam bem encaminhados)”, ela é bem abstrata, mas reflete bem minha realidade. 


Quero que em 2018, eu possa sentir o gostinho de manter algo só pra mim e depois poder expressar com toda felicidade quando algo for alcançado. Separei as metas em três tipos: de estima, metas de segurança e metas de realização pessoal, pra entender melhor, é só dar uma olhadinha na pirâmide de Maslow.

As abstratas, ou de estima referem-se a comportamentos e percepções, eu finalmente consigo colocar metas desse tipo no papel por que cheguei no ponto em que eu posso começar a trabalhar com coisas sem prazo e com mudanças de comportamento. Falo isso por que procuro ser uma pessoa organizada desde criança, então não corre o risco de colocar uma meta dessas e me frustrar por não alcançar, como já aconteceu. Agora eu coloco uma meta dessas e fico tranquila por que sei que ela é perfeitamente alcançável.
As de segurança referem-se a desejos pessoas, principalmente financeiro, coisas que me trarão muito conforto à minha vida e que me darão estabilidade pra conseguir coisas maiores, são metas que levam tempo e uma organização milimétrica, mas apesar de difíceis, também são perfeitamente alcançáveis.

E por fim, as metas de realização pessoal, que por incrível que pareça, envolvem o meu pessoal e profissional. São itens que abrange profissão, saúde, lazer... Algo que apesar de existir, nunca foi tão explicito nas metas que eu criava. Em 2017 quando eu percebi que tudo o que eu já quis pra minha vida eu tinha alcançado, eu passei alguns meses mergulhada num oceano de incertezas, deixando a maré me levar e só tendo o cuidado pra não afundar. Por isso que agora em 2018, eu consegui estabelecer metas que me nortearão pelos próximos 5 anos ou mais, o que é muito mais do que eu jamais fiz.



Entenda que essa não foi uma decisão tomada em pouco tempo. Eu passei semanas pensando no que eu queria, pesquisando, definindo o que era possível e usando experiências anteriores pra me ajudar. A questão é que agora com essas 15 novas metas, eu posso focar em tudo o que eu sempre quis, que é a liberdade que eu estou procurando e que eu não estava fazendo da forma correta. Quero deixar claro que eu não estava fazendo da forma correta por que eu precisava passar por tudo o que passei em 2017 pra conseguir definir essas prioridades. Eu sei que para a maioria dos brasileiros, 2018 é como um grande feriado(alô copa, eleição e mais uns 500 feriados), mas pra mim, 2018 vai ser um ano de muito aperfeiçoamento profissional e pessoal.


E você? Já sabe o que vai fazer nos próximos meses? Já sabe que legado quer deixar de 2018?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade!