Você tem um relatório pra entregar, um estoque pra consultar, um fornecedor pra visitar, mas tudo o que você consegue pensar é 'nossa, que cor de parede linda'. E aí? Vai me dizer que esses pequenos momentos de distração nunca aconteceram com você? Eu era exatamente esse tipo de pessoa, me distraia com barulhos comuns, cores, insetos, até o arrastar de pés me tirava a tenção, mas aí eu comecei a me policiar e após anos de prática, eu consigo dizer exatamente o que me ajudou.
Estabeleça prazos
Pegue as atividades que você realiza com mais frequência e calcule quanto tempo você demora para conclui-la. Agora toda vez que você for fazer alguma delas, marque o horário previsto para terminar, assim se passar esse tempo e você não tiver finalizado, você saberá que está enrolando.
Elimine as distrações
Isso vale pra tv ligada, para as mensagens de celular, as redes sociais que teimamos em deixar abertos. Desligue a tv, se possível, desligue o celular, se não puder, coloque no silencioso, e feche todas as redes sociais, todas: Facebook, Instagram, Snap...
Utilize a técnica Pomodoro
Quê? Você ainda não conhece? A técnica Pomodoro consiste em distribuir o tempo em blocos. Pode parecer difícil, mas funciona muito bem. Normalmente programo o despertador do celular pra me ajudar nessa etapa. Gosto de dividir o tempo em 30 minutos com pausas de 5 minutos para tarefas longas, e tempos de 10 minutos com pausa de 3 minutos para tarefas super chatas ou rápidas de serem concluídas.
Faça pausas
Essa dica já está no item acima, mas mesmo que você não utilize a técnica, fazer pausas sempre pode ajudar na hora de querer desistir de algo. A pausa é aquele momento de respirar um pouco e voltar com tudo pro trabalho. A pausa ajuda o seu cérebro descansar e colocar as ideias em ordem. Use esse tempo pra beber agua, comer algo, se espreguiçar ou até olhar pro céu.
Faça anotações
Desde a hora que acordo até a hora que vou dormir, eu anoto minhas tarefas, ideias, compromissos, reuniões. Tenho um pequeno bloquinho só pra isso. As listas além de organizar as ideias, promove aquela sensação maravilhosa de riscar um item que já foi adiado.
E mais importante, Relaxe
Todos temos metas, temos trabalhos legais e trabalhos super chatos. O principal é que você não se sobrecarregue, e se alguma dessas técnicas não funcionar, não se prenda e tente outra.
Nos dias mais difíceis, utilize os momentos de pausa e ouça as musicas que você mais gosta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente à vontade!