domingo, 25 de dezembro de 2016

Planejando a semana

O legal de um ano novo é que sempre criamos mil e umas promessas e resoluções para os próximos 365 dias. A ideia de um ano novo é renovar a esperança de melhorar as coisas, planejar melhor a vida a fim de atingir as metas. Mas já pensou que se todo ano nos programamos e acabamos mantendo uma mesma meta por anos a fio é por que nosso método atual não está funcionando muito bem? Já pensou que antes de planejar o ano, você pode simplesmente planejar sua semana?

Eu falo semana por que não é tão pequeno como planejar o dia (afinal nem todo dia temos 15 min pra planejar o que faremos) e nem tão grande quanto um mês que pode ter inúmeras interferências. Eu normalmente me planejo na sexta, já incluindo as atividades do fim de semana. 



Olha minhas dicas:

-Inclua na agenda todos os compromissos que tem hora marcada: consultas, reuniões, visitas, aniversários, etc...

-Organize as compras de reposição: frutas, legumes, verduras, etc...- Abra sua geladeira/despensa e veja o que precisa ou o que está perto de acabar. Procure comprar tudo de uma vez, quantidades maiores geram descontos e você não precisará ir ao supermercado mais de uma vez;

-Planeje um pequeno cardápio de sugestões: Demoro muito tempo na cozinha por que gosto de abrir minha geladeira e pensar sobre o que vou cozinhar. Se você não tem esse tempo todo, estabeleça os pratos que fará em cada dia e economize bons minutos. Outra dica é já deixar coisas prontas na geladeira no ponto de esquentar;

-Defina tempo e lugar para os estudos: Pra quem faz faculdade, cursinho ou estuda pra concurso o ideal é organizar o tempo de forma que você saiba exatamente quanto tempo tem e quando poderá estudar. Isso deixa a tarefa com ar de compromisso e sabendo disso, você se programará para ele;

-Programe as coisas essenciais: alimentação dos filhos/pets, horas de sono- Parece bobagem, mas já perdi muito tempo em tarefas simples por que estava cansada demais devido a uma noite de poucas horas de sono. Costumamos deixar essas coisas de lado, mas é justamente essas tarefas de rotina que nos tiram do ritmo quando não acontecem como planejado;

-Programe o lazer: livros a serem lidos, séries, filmes- Claro que é bom descobrir que se tem um tempo livre e gastar ele fazendo algo que gosta, mas é muito bom também saber que além de colocar tudo em ordem, ainda vai ficar tempo pra curtir um lazer sozinha ou com um amigo/namorado do lado;

-Programar tempo de deslocamento para lugares que você não conhece muito bem- Essa é batata. Aqui na minha cidade tem época que recebemos muito turistas, e a localização do meu trabalho não ajuda muito nesse quesito. Então pra não ser pega de surpresa, em dias que eu sei que terá muito movimento, já saio de casa mais cedo pra evitar atraso.
 

É mais ou menos isso, lembrando que não é uma fórmula pronta, e que o que funciona comigo pode não funcionar com você, mas a maior parte disso se aplica a quase todo mundo. Espero que vocês gostem, e se funcionar, me contem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade!